Skip to main content

Aromaterapia: Conheça esta terapia alternativa

Aromaterapia: Conheça esta terapia alternativa

Aromaterapia é uma terapia alternativa, ainda pouco difundida no Brasil. Se você ainda não conhece, explicaremos de maneira simples: aromaterapia, é um tratamento associado à cura e à promoção de bem estar da mente e do corpo pelo olfato, que utiliza as propriedades dos óleos essenciais.

E o que são óleos essenciais?

 

São óleos derivados da natureza usados desde as mais antigas civilizações. Gregos, egípcios, indianos e chineses fizeram uso desses óleos tanto para fins cosméticos quanto ritualísticos. Registros comprovam rituais de cura em que os óleos essenciais eram usados. Séculos depois, a aromaterapia trouxe os óleos essenciais de volta às atividades medicinais, desenvolvendo um sistema terapêutico.

 

Foi René Maurice, um químico francês, quem observou o poder curativo do óleo essencial de lavanda em uma queimadura. Os resultados eficientes fizeram com que René cunhasse o termo “aromathérapie”. Esse mesmo experimento foi o responsável por separar permanentemente a aromaterapia da fitoterapia, uma medicina alternativa que trabalha com a cura por meio do uso de plantas.

 

História da aromaterapia

 

A história da aromaterapia teve muitos nomes relevantes, como o do médico francês Jean Valnet, por exemplo. Ele descobriu todas as propriedades cicatrizantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antisépticas. Depois veio Margaret Maury, uma pioneira na visão holística da aromaterapia. Ela aplicou seus conhecimentos em massagens utilizando os óleos essenciais. Em seguida, Dr. Paul Belaiche, com seus trabalhos publicados sobre o uso de óleos essenciais no tratamento de doenças infecciosas e degenerativas, chamando a atenção de muitas pessoas. Por último, o químico francês, Henri Viaud foi o responsável por publicações que atestaram os critérios de pureza e qualidade dos óleos essenciais, comprovando a adequação para fins médicos.

 

Depois disso, não houve mais dúvidas sobre a eficácia da aromaterapia com óleos essenciais. Seus efeitos psicológicos e fisiológicos foram difundidos pelo mundo e ganharam a atenção das mais diversas áreas da saúde. Tratamentos com aromaterapia podem ajudar em muitos problemas, entre eles: insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão e outros desconfortos.

 

E, como dizemos antes, também existem os efeitos físicos, com propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais. Muitos remédios da medicina tradicional são compostos por matérias extraídas desses óleos, a exemplo da cânfora e da menta.

 

A aromaterapia existe, funciona e pode ajudar a sua rotina de muitas maneiras diferentes. Mas como todo tratamento, precisa de ajuda especializada, então, não compre óleos essenciais para usar indiscriminadamente. Um profissional pode garantir que os resultados sejam mais adequados para o seu caso.