Skip to main content

Notas Olfativas: como identificar suas fragrâncias

Notas Olfativas: Veja como identificar as das suas fragrâncias

Pensou que só músicas tinham notas?

Pois saiba que as fragrâncias também têm!

E assim como na música, algumas combinações de matérias-primas formam os acordes, como, por exemplo, o acorde Chypre que é a combinação de um cítrico (bergamota) com uma flor (rosa) e uma nota amadeirada (musgo).

 

Para separá-las, os especialistas reúnem as matérias-primas em famílias, considerando suas características olfativas. Apesar disso, uma mesma matéria-prima pode ter muitas características, que chamamos de facetas. Um exemplo é a rosa, que ao mesmo tempo é floral, verde e ainda remete a chá, assim, a rosa é multifacetada.

 

Graças as facetas diversas das matérias-primas e a possibilidade infinita de combinações conseguimos criar fragrâncias que nos remetem a outros sentidos, como o tato, como exemplo temos fragrâncias que remetem a tecidos como o linho e a texturas como o talco. Essa capacidade de remeter a sentidos que não o olfato damos o nome de sinestesia.

 

Outra forma de separá-las é pela volatilidade, que determina em qual estágio da evolução da fragrância aquela nota vai aparecer, sendo: notas de saída, notas de corpo e notas de fundo.

 

Notas Olfativas de Saída

As notas de saída são as primeiras que sentimos. Passam as primeiras impressões sobre a fragrância e também são as mais voláteis. São leves, frescas e duram poucos minutos. Costumamos sentir cheiros cítricos como laranja e limão, ou herbais, como menta e alecrim.

 

Notas Olfativas de Corpo

Em seguida, aparecem as notas de corpo. Elas dão personalidade à fragrância, demoram mais a evaporar do que as notas anteriores, e geralmente são notadas após alguns minutos da aplicação da fragrância. Neste grupo, encontramos notas florais, como rosa e jasmim, e frutadas, como framboesa e pêssego.

 

Notas Olfativas de Fundo

Por último, as notas de fundo. Elas evaporam só no final, fixam intensamente e são menos voláteis. Estas notas que promovem o calor e o peso da fragrância são obtidas das fontes mais variadas. Elas podem ser originárias de madeira (cedro e pinho), alimentos (café, canela, baunilha), resinas (incensos) e especiarias como canela.

 

Agora que você conhece mais sobre as notas fica mais fácil encontrar sua fragrância preferida, não é mesmo? Conheça as fragrâncias disponíveis de Bom Ar®.